3 de julho de 2010

Um Fantasma com Machado

Os meus fantasmas nem sempre me fazem apenas rabiscar em papéis ou digitar por aqui... às vezes me fazem também recitar coisas que li outrora... Quando não decoro, estes calhordas fazem questão de ficar recitando a coisa toda no meu ouvido...



Capítulo VIII: Razão contra sandice


http://colunistas.ig.com.br/paulocleto/2009/08/14/coisa-de-louco/

(...) Era a Razão que voltava à casa, e convidava a Sandice a sair, clamando, e com melhor jus, as palavras de Tartufo:

“La maison est à moi, c'est à vous d'en sortir.”

Mas é sestro antigo da Sandice criar amor às casas alheias, de modo que, apenas senhora de uma, dificilmente lha farão despejar. É sestro; não se tira daí; há muito que lhe calejou a vergonha. Agora, se advertirmos no imenso número de casas que ocupa, umas de vez, outras durante as suas estações calmosas, concluiremos que esta amável peregrina é o terror dos proprietários. No nosso caso, houve quase um distúrbio à porta do meu cérebro, porque a adventícia não queria entregar a casa, e a dona não cedia da intenção de tomar o que era seu. Afinal, já a Sandice se contentava com um cantinho no sótão.

— Não, senhora, replicou a Razão, estou cansada de lhe ceder sótãos, cansada e experimentada, o que você quer é passar mansamente do sótão à sala de jantar, daí à de visitas e ao resto.

— Está bem, deixe-me ficar algum tempo mais, estou na pista de um mistério...
— Que mistério?

— De dois, emendou a Sandice; o da vida e o da morte; peço-lhe só uns dez minutos.
A Razão pôs-se a rir.

— Hás de ser sempre a mesma coisa... sempre a mesma coisa... sempre a mesma coisa...

E dizendo isto, travou-lhe dos pulsos e arrastou-a para fora; depois entrou e fechou-se. A Sandice ainda gemeu algumas súplicas, grunhiu algumas zangas; mas desenganou-se depressa, deitou a língua de fora, em ar de surriada, e foi andando...


Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Um comentário:

  1. Não conhecia esse texto e adorei.
    E a imagem eu achie perfeita! risos

    Te gosto mocinho!

    beijos

    ResponderExcluir

Não alimente o Fantasma do Silêncio. Expresse-se.