30 de julho de 2010

O grande Tema

O amor é o grande tema – completou Casé – sobre o qual se pode falar qualquer besteira porque nele cabe tudo. O amor é uma invenção dos humanos, Jacira. Assim como inventaram a lanterna, a espingarda, o shopping center, eles inventaram o amor. O professor Quelônius me disse que esse tipo de sentimento a dois não existia entre os humanos pré-históricos. Eles eram iguais a nós, répteis, às aves, aos peixes, aos outros mamíferos. Ele foi inventado para tentar organizar melhor a família dos humanos. Esses primatas criaram a idéia de que o amor é belo, é isso, é aquilo, e seus descendentes se viram na contingência de amar. Mesmo sem saber do que se trata. Não percebe, Jacira, que os humanos são prisioneiros de algo de que desconhecem o funcionamento?

Casé, o Jacaré que anda em pé. Carlos Eduardo Novaes.

3 comentários:

  1. Amor confunde. Ou explica. Afunda. Ou emerge. É relativo. Ou vai ver que... Meu Deus! Amor existe?

    Gostei muito! ;)

    ResponderExcluir
  2. Texto tão incrível que opto por me privar de tentar, em vão, fazer um jogo de palavras à altura dele. O comentário da Flah diz tudo.

    Tás de parabéns, futuro parceiro de blog, haha.
    Sério, de parabéns mesmo.
    Abraço, çao.

    ResponderExcluir
  3. Nando, teu post me fez lembrar Renato Russo cantando: "Quem inventou o amor?... explica por favor... vem e me diz o que aconteceu, faz de conta que passou, quem inventou o amor... explica por favor...."

    Matando a saudade de te ler

    beijos

    ResponderExcluir

Não alimente o Fantasma do Silêncio. Expresse-se.